Reconstrução de Mama

O Câncer de mama é o mais prevalente no sexo feminino e seu diagnóstico precoce é a primeira e mais importante etapa em direção a uma reconstrução harmônica.

Dentre as técnicas de criação do volume mamário que dispomos as principais são os retalhos de tecido e musculares (músculo Grande Dorsal e Reto abdominal), Implantes de silicone e expansores de tecido. Na reconstrução de aréola e mamilo dispomos de enxertos de pele, retalhos de tecido local que simulam a projeção do mamilo e técnicas de dermopigmentação (apenas para simular a cor da aréola contralateral ou em 3D, que dão a impressão visual do mamilo).

Nesta área o cirurgião plástico atua em conjunto com o cirurgião mastologista, decidindo juntamente com a paciente a melhor forma de reconstrução baseado principalmente no tratamento que será realizado para a paciente no ato cirúrgico e após a retirada da mama.

Pré-operatório: A avaliação do paciente é fundamental, tanto pelo cirurgião plástico quanto pelo mastologista. Neste momento avaliamos o que foi ou será eito no tratamento, presença de radioterapia, dimensão da mama sadia e disponibilidade de tecido para a reconstrução. Fumantes devem suspender o cigarro por, pelo menos, 3 meses antes da cirurgia, pois as substâncias contidas no cigarro são extremamente danosas a circulação dos pequenos vasos, aumentando muito o índice de complicação. Lembrando que para alcançar um resultado o mais simétrico possível geralmente são necessárias duas a três cirurgias. Para alcançar o melhor resultado também podemos realizar procedimentos de aumento ou redução na mama saudável.

Anestesia: Este tipo de procedimento é sempre realizado sob anestesia geral.

Cuidados pós operatórios: O tempo de internação previsto varia de 24 a 72 horas. Os cuidados pós operatórios deste procedimento são dependentes do tipo de cirurgia utilizada e envolvem manipulação de drenos, curativos, uso ou contra indicação de sutiã/ cinta modeladora e normalmente restrição de atividades físicas por 30 a 45 dias. Será um prazer explicar pessoalmente os cuidados pós procedimento pessoalmente.

Cirurgias & Procedimentos

Cirurgias Plásticas
Procedimentos não invasivos

Contato