Blefaroplastia (Cirurgia das Pálpebras)

Os tecidos que envolvem os olhos sofrem com perda de força de sustentação com o envelhecimento facial, com a perda de tensão desses tecidos ocorre flacidez de pele (termo que é abordado em cirurgia como dermatocalaze) principalmente na região da pálpebra superior, menos pronunciada nas pálpebras inferiores. Também ocorre no envelhecimento a saída das bolsas gordurosas perioculares na pálpebra superior e inferior, essa mais pronunciada na parte inferior, onde são percebidas as bolsas. A cirurgia na pálpebra superior é feita retirando-se o excesso de pele, na pálpebra inferior esta remoção pode ser feita através da pele (via transcutânea) ou por dentro da conjuntiva inferior (via transconjuntival).

Durante o procedimento também pode ser necessário a fixação da borda externa das pálpebras, que também pode sofrer com a frouxidão causada pelo envelhecimento, num procedimento conhecido tecnicamente como “cantopexia”.

Avaliação pré-operatória: Neste momento o cirurgião avalia a quantidade de pele e grau de herniação das bolsas de gordura, além da função doa músculos que elevam as pálpebras, que também podem ter sua função diminuída e gerar um aspecto cansado ao olhar. Também é necessário avaliar o volume na região das maçãs do rosto, sua diminuição pode ser confundida com aspecto cansado do olhar (geralmente referidos como olheiras).

Anestesia: A blefaroplastia pode ser feita, basicamente através de anestesia local com sedação ou anestesia geral. Lembrando que a anestesia é um procedimento médico complexo, estando o tipo de anestesia condicionado a decisão do médico anestesiologista em acordo com o cirurgião após avaliação do paciente.

Cuidados pós operatórios: O tempo de internação varia entre 12 e 24 horas. Normalmente nas primeiras 48 horas é recomendado utilizar compressas frias nos olhos. Pode ocorrer edema (inchaço na região da cirurgia) e algum grau de hematoma (dando um tom arroxeado ao local da cirurgia), com melhora do quadro em alguns dias após a cirurgia.

Cirurgias & Procedimentos

Cirurgias Reparadoras
Procedimentos não invasivos

Contato